domingo, 9 de janeiro de 2011

APENAS UMA REFLEXÃO


Poker Players, outro dia fui jogar um torneio live e um jogador levou um bad beat e ficou lá um tempão reclamando, falando o quanto o adversário que ganhou a mão era ruim, que ele era um fish, que era por isso que ele nunca ia ganhar dinheiro jogando poker na vida etc.

Primeiro de tudo, quem foi que falou que você tem que ganhar dinheiro jogando poker? Onde está escrito que pra jogar poker você tem que ter conhecimento avançado da estratégia do jogo?  Você meu amigo que criticou o adversário e o fez se sentir mal com a jogada errada dele, você meu caro e eu sinto lhe informar isso, é o verdadeiro "trouxa" aqui. 

Poker é além de fonte de renda pra algumas poucas pessoas, pra maioria é um passatempo muito agradável, ou seja, uma forma de exercitar a mente, passar tempo com os amigos,e dar boas risadas. Afinal o que seria do jogo se todo mundo soubesse estratégias avançadas e só pensasse em ganhar dinheiro daqui pra frente? Nosso amigo que tiltou e ficou ofendendo o fish vai perder muito, se não todo seu edge no poker e é por isso Poker Players que não devemos nunca, NUNCA mesmo fazer com que o nossos oponentes se sintam mal quando eles jogam errado, eles que fazem com que o poker seja um jogo lucrativo, quanto mais você entender do jogo mais claro isso vai ficar eu garanto.

Parece ser uma coisa boba o que vou falar, mas vamos parar pra pensar um pouquinho e procure lembrar se alguma vez você já fez isso. Li isso em um livro que no momento juro que tentei lembrar, mas não consigo de maneira alguma estou em duvida se foi no SUPER SYSTEM ou no ACE ON THE RIVER, pode ter sido em outro, mas dizia assim. Nunca fale de estratégia na mesa na frente de um fish, ele pode passar a se dar conta que existe estratégia envolvida.

Muitos jogadores querem parecer inteligentes, profissionais, querem passar a imagem de que são bons jogadores a qualquer custo, mesmo que algumas vezes nem sejam na verdade. O mundo do poker tem muito disso, talvez pela natureza do jogo que é muito competitivo, existe dinheiro envolvido, quem aqui gosta que os outros saibam que você perde dinheiro fazendo alguma coisa? Mas veja bem, sempre que alguém percebe ou pensa que você é um bom jogador, eles vão tentar jogar com você de maneira diferente, é melhor que todo mundo pense que você é um fish, eles com certeza vão cometer mais erros dessa forma.  E se você os insulta quando eles cometem um erro, da próxima vez ele vai pensar duas vezes antes de cometer esse erro novamente e você deve saber bem que isso é péssimo pois poker é um jogo de médio-longo prazo e é preciso que ele cometa esse erro varias vezes pra você tirar sempre mais vantagem.

Egos super inflados no meio do poker são bem comuns. Como eu falei antes, talvez devido à natureza do jogo, mas acredito que se deve muito mais ao fato de que o poker é um jogo individual, você só depende de uma pessoa e a gente sabe quem é essa pessoa. Acho que é mais do que justo que você queira colher os frutos de suas conquistas e usufruir desses momentos de gloria muito mais do que quando você ganhar uma partida de futebol ou de vôlei porque foi você sozinho ali na mesa que ganhou aquele torneio, que puxou aquele pot enorme em um bluff no river. Esportes individuais têm esse tipo de conseqüência a meu ver, mas não justifica nunca que você insulte seus adversários, que você fique se achando superior a todo mundo, seja HUMILDE, não só nas mesas de poker, mas fora delas também. 


7 comentários:

  1. Muito bem colocado as palavras, "trouxas" de plantão 'e o que mais tem, acham que jogam muito porque acertarão alguma coisa e se gabam de nunca ter lido um livro; quem 'e fish? O "caso" acima posso arriscar o nome e sobrenome....mesmo padrão!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai! Eu nunca tinha jogado live e no meu primeiro torneio saí com uma bad beat. O cara tava à minha direita fez uma jogada muito estranha e mesmo tendo menos de 15% de chance no flop pagou meu all in e ganhou. Eu fiquei passado! O cara ainda se tocou e pediu desculpa, eu o cumprimentei e só disse: É coisa do jogo mesmo cara. Valeu! E pensei comigo: na proxima vez faz a mesma coisa! huehuhuehh

    ResponderExcluir
  3. escreveu e disse tudo hein garota!! parabéns!!

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Eita!!! Daqui a pouco faltará espaço no meu HD para guardar teus posts, guria. E este mais recente é, de todos, aquele com o qual mais me identifiquei. Porque já perdi a conta de quantos malas já me "achincalharam" nas mesas online, seja em português, seja até em outros idiomas -meu inglês é bem ruinzinho, mas a linguagem do Poker é bem compreeensível-. Agora me diz: Que culpa tenho eu, se eles sabendo -ou desconfiando- que sou fish, dão uns "bets" com qualquer coisa nas mãos,e mais ainda: Que culpa tenho eu de perceber sua fraqueza, dar "call" e no final ganhar o pote??? E falo exatamente de jogadores PRO. Pq eles mesmos falam que são, durante toda aquela "falinha" pra intimidar os fishs e etc. Mas sabe porquê eles são assim, guria? Eu pelo menos, defendo a tese de que eles viram muitos filmes de faroeste quando crianças, e aí viam todas aquelas "falinhas" e tal. Resumo: O velho oeste contribuiu para a imagem ruim que muitos ainda tem do Poker, e pior: criou uns monstrinhos tbm. Mas são monstrinhos necessários, senão de quem eu vou ganhar neste jogo??!! rsrsrsrsrs

    Abraço, Guria. E parabéns por mais um belo Post!!

    ResponderExcluir
  5. Qro colocar dois pontos aqui...Bad Beats acontecem c/ todos nós Players Poker,eqto são apenas Bad Beats ok, pois não queiram ter uma Bad Run de 03 meses.Agora será que, que sofreu a Bad Beat, sofreu realmente uma Bad Beat ? E quem ganhou a mão, realmente é ou era u Fish ? As vezes vc dxa escapar Tells e quando é pago e perde, acha que sofreu uma Bad Beat, mas você deu a letra para o "Fish", fazer sua mão se tornar p/ vc uma Bad Beat e para ele puxar o Pot.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, vou favoritar aqui.

    Esse final de semana aconteceu uma engraçada parecida comigo. Estava na praia e comecei a jogar um SNG com 8 amigos, sendo que dos 9 presentes somente 3 "entendiam"(eu e outros 2) de poker. Resumindo, no final, restaram eu, outro colega que entende do jogo, e outro que pode ser considerado fish, nas 3 ultimas mãos, o fish veio com AA, KK, 10 10, fazendo com que ele passe de short stack para chip lider e ganhe o torneio, sendo que na ultima mão, quando restou apenas ele e eu, o 10 10 dele veio contra meu JJ, ainda sim ele trincou e levou o SNG, na hora ate falei: "Como que pode, joga 2x no ano e ter essa sorte" mas é como foi bem esclarecido, essas coisas acontecem, e quem joga poker de verdade sabe conviver com isso.


    Mais uma vez, Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. mto bacana a ideia =)
    vn!

    ResponderExcluir